EUA não veem 'receptividade' em proposta nuclear do Irã

O governo dos Estados Unidos se mostrou insatisfeito com as propostas apresentadas pelo Irã sobre seu programa nuclear. "Não houve receptividade às nossas maiores preocupações, que são obviamente o programa nuclear iraniano", disse P.J. Crowley, secretário-assistente de assuntos públicos. A declaração dos EUA é a primeira reação ao pacote de propostas apresentado ontem pelo Irã aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e à Alemanha. O governo norte-americano também afirmou que o Irã está cada vez mais isolado.

AE, Agencia Estado

10 de setembro de 2009 | 17h33

Washington teme que o programa nuclear iraniano tenha como objetivo a construção de armas nucleares. O Irã nega a acusação, dizendo que o programa tem como meta gerar eletricidade. Crowley disse que os Estados Unidos consultaram seu parceiros do grupo ontem e que farão isso novamente amanhã.

"Na medida em que consultamos nossos colegas (do grupo), vamos observar o quanto realmente o Irã está engajado. E testaremos esta disposição nas próximas semanas", disse Crowley. Ontem, o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs disse aos jornalistas que a oferta iraniana continua a ser avaliada pelo grupo de seis países. "Eu diria que as propostas do Irã novamente fracassaram em atender as expectativas sobre suas obrigações internacionais." As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAIrãprograma nuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.