17 de outubro de 2012 | 18h17
Nesta quarta-feira, Obama e Romney retomaram suas campanhas, em um esforço final antes das eleições de 6 de novembro. O terceiro e último debate deverá ocorrer no dia 22 de outubro. Obama fez campanha no Estado de Iowa, onde voltou a atacar a política social e econômica proposta por Romney. Obama criticou o plano de cinco pontos do republicano, ao repetir que ele é um plano "de apenas um ponto" e que esse ponto significa que os mais ricos vivem e jogam sob regras diferentes nos EUA.
Já o republicano fez campanha no Estado da Virginia, onde voltou a afirmar que Obama não tem plano de governo para um segundo mandato. "O presidente ainda não tem uma agenda para um segundo mandato", afirmou. Romney também pareceu se dirigir ao eleitorado feminino. "Esse presidente fracassou com as mulheres norte-americanas. Elas sofreram para conseguir empregos, sofreram porque caíram na pobreza. É com isso que as mulheres americanas estão preocupadas", disse Romney.
A pesquisa da CBS News, que entrevistou 500 eleitores, diz que para 37% dos entrevistados Obama venceu Romney, enquanto 30% acreditam que o republicano venceu o democrata. Outros 33% dos entrevistados afirmam que o debate terminou em empate. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos porcentuais para mais e para menos. A pesquisa feita pela CBS após o primeiro debate indicou que Romney venceu em 3 de outubro para 46% dos entrevistados, enquanto 22% acreditam que Obama foi o vencedor.
Já a pesquisa da CNN também afirma que Obama venceu o segundo debate. A CNN entrevistou 457 eleitores registrados, dos quais 46% afirmaram que Obama venceu o debate, enquanto 39% disseram que o vencedor foi Romney. A pesquisa tem 4,5 pontos porcentuais de margem de erro. Na pesquisa feita em 4 de outubro, após o primeiro debate, Romney venceu para 67% dos entrevistados, enquanto Obama venceu para apenas 25% dos eleitores.
As informações são da Associated Press e da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.