Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Novas regras para visto americano já exigem dados sobre redes sociais

Solicitantes de visto para entrada nos EUA precisam agora comunicar nome das contas no Twitter e Facebook, além de e-mail e telefones

Redação, O Estado de S.Paulo

04 de junho de 2019 | 08h35

WASHINGTON - O Departamento de Estado americano passou a requerer de quase todos os solicitantes de visto que prestem informações sobre suas contas em redes sociais e outros detalhes pessoais.

As autoridades dos Estados Unidos explicam que a nova exigência é uma medida antiterrorista, mas críticos manifestam sérias preocupações com relação à liberdade de expressão.

Solicitantes de visto americano precisam agora comunicar o nome das contas que tenham mantido em redes sociais, como Twitter e Facebook, nos últimos cinco anos. O Departamento de Estado também pede o número de telefone e os endereços de e-mail do solicitante correspondentes ao mesmo período.

Cidadãos de 38 países e territórios são autorizados a viajar sem visto para os EUA a passeio ou negócios por até 90 dias. No entanto, necessitam de visto solicitantes que planejam estadias mais longas, cidadãos de outros países e territórios, e quem pretende imigrar para os EUA.

Segundo órgãos de mídia americanos, estima-se que 15 milhões de pessoas serão afetadas anualmente pela mudança proposta em 2018 pelo governo Trump.

A União Americana de Liberdades Civis (ACLU) criticou a medida, com o argumento de que ela terá efeito desencorajador sobre a liberdade de expressão. Para a entidade, é muito provável que, cientes de serem observadas pelo governo, as pessoas passem a se autocensurar no mundo virtual. / Agência Brasil

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