EUA: Perry abandona pré-candidatura e apoiará Gingrich

- Columbia, 19 - O governador do Texas, Rick Perry, abandonou a campanha presidencial norte-americana nesta quinta-feira, ao dizer que "não existe um caminho em frente para mim nesta campanha de 2012". Perry é o terceiro pré-candidato republicano que deixou a disputa em janeiro, quando os republicanos iniciaram a disputa interna para decidir quem enfrentará o democrata Barack Obama na eleição presidencial de novembro. Perry anunciou apoio a Newt Gingrich. "Hoje eu suspendo minha campanha e a partir de agora apoio a Newt Gingrich", disse o governador texano ao Wall Street Journal.

AE, Agência Estado

19 de janeiro de 2012 | 15h56

O apoio de Perry a Gingrich é anunciado no momento em que sondagens sugerem que Gingrich, ex-líder da Câmara dos Representantes, se aproxima na intenção de voto do pré-candidato favorito dos republicanos, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Os republicanos farão sua terceira primária no sábado na Carolina do Sul.

"Eu acredito que Newt é um visionário conservador que pode transformar nosso país", disse Perry, ao lado da esposa Anita. "Nós tivemos nossas diferenças, que todas as campanhas inevitavelmente têm, e Newt não é perfeito. Mas quem entre nós é?", disse Perry.

A desistência de Perry agora afunila a disputa republicana entre quatro pré-candidatos: Romney e Gingrich, o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum e o deputado texano Ron Paul. Os quatro farão um debate na noite de hoje em Charleston e o texano Perry pediu o apoio de "todos os conservadores" republicanos a Gingrich.

As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.