EUA planeja mudanças de cargos na Casa Branca

A Casa Branca considera, de acordo com fontes, uma remodelação no gabinete para enviar o prefeito de San Antonio (Texas), Julián Castro, para liderar o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA (HUD, na sigla em inglês). O atual secretário, Shaun Donovan, pode liderar o escritório de administração e orçamento da Casa Branca (OMB, na sigla em inglês).

Agência Estado

17 Maio 2014 | 17h40

Segundo a fonte, decisões de pessoal ainda não foram tomadas, mas Castro está sendo considerado para o cargo.

A Casa Branca e o prefeito de San Antonio não quiseram comentar o assunto. Já Shaun Donovan não respondeu às solicitações.

Julián Castro, de 39 anos, está em seu terceiro mandato de dois anos na prefeitura de San Antonio e é considerado uma estrela em ascensão no Partido Democrata. Ele fez o próprio discurso na convenção do partido, em 2012, na cidade de Charlotte.

Nos últimos 18 meses, Shaun Donovan tem supervisionado a resposta do governo federal ao furacão Sandy e os esforços nas cidades de Nova York e Nova Jersey. Ele está no gabinete HUD desde 2009 e foi um conselheiro do presidente Barack Obama durante a campanha de 2008.

Donovan substituirá Sylvia Mathews Burwell, que lidera o escritório de administração e orçamento desde abril de 2013. Ela foi nomeada, no mês passado, para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, em substituição a Kathleen Sebelius.

O chefe do OMB desempenha um papel crucial no planejamento do orçamento da Casa Branca, mas também na gestão geral das operações do governo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
EUA Casa Branca

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.