EUA podem negociar com liderança iraniana 'séria'

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste sábado, durante conferência internacional de segurança, na Alemanha, que ainda há tempo para a diplomacia resolver tensões causadas pelo programa nuclear do Irã e reiterou a oferta de conversar com lideranças iranianas "sérias".

AE, Agência Estado

02 de fevereiro de 2013 | 14h48

Biden, no entanto, se mostrou cético em relação à disposição do Irã de iniciar um diálogo franco. Segundo ele, os iranianos têm a opção de manter o conflito ou de buscar uma solução diplomática para a questão.

"Todos sabemos o caminho que os iranianos escolheram", disse Biden na conferência, em Munique. "Nossa política não é de repressão, mas sim de evitar que o Irã obtenha uma arma nuclear. Ainda dá tempo de as negociações serem bem-sucedidas. A bola está de volta na quadra do governo de Teerã", acrescentou.

A nova oferta de Biden veio dias depois de o Irã anunciar planos de ampliar o enriquecimento de urânio com o intuito, segundo teme o Ocidente, de desenvolver armas nucleares. Teerã alega que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUABidenIrã

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.