EUA prendem suspeito de planejar atentados

WASHINGTON

, O Estado de S.Paulo

25 de fevereiro de 2011 | 00h00

Um estudante saudita de 20 anos foi preso no Texas, nos Estados Unidos, sob a suspeita de planejar atentados a bomba. Segundo as autoridades americanas, seus alvos seriam o ex-presidente George W. Bush, usinas nucleares e represas.

O Departamento de Justiça dos EUA informou que Khalid Ali-M Aldawsari foi detido na quarta-feira por agentes do FBI. Ele tinha visto de estudante desde 2008 e era aluno de uma faculdade em Lubbock, no Texas.

O suspeito foi indiciado por atividades relacionadas ao terrorismo, como a compra de produtos químicos e equipamentos para produzir uma bomba.

Um dos e-mails de Aldawarsi analisados pela polícia tinha o endereço de Bush em Dallas. O ex-presidente se mudou para a cidade após deixar a Casa Branca, em 2009. Em um blog, Aldawarsi citou seu desejo por uma jihad violenta e o martírio.

Dia 10 de fevereiro, as autoridades americanas receberam uma denúncia de que Aldawsari tentava comprar matéria-prima para explosivos. A transportadora do pedido devolveu a carga e avisou a polícia. O suspeito se apresenta hoje a uma Corte do Texas e poderá ser condenado à prisão perpétua. / REUTERS e AP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.