EUA preveem até 7 grandes furacões nesta temporada

A temporada de furacões deste ano no Oceano Atlântico deve ter até sete grandes furacões, previu hoje o governo dos Estados Unidos. Além disso, devem ocorrer entre 14 e 23 tempestades tropicais.

AE-AP, Agência Estado

27 Maio 2010 | 14h29

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) previu que devem se formar entre oito e 14 furacões. Cientistas preveem que entre três e sete deles cheguem à categoria 3 ou superior - com ventos de pelo menos 178 quilômetros por hora.

"Se esse panorama for verdadeiro, esta temporada poderia ser uma das mais ativas de que se tem registro", afirmou a administradora da NOAA Jane Lubchenco, em comunicado. "Nós pedimos a todos que estejam preparados." A previsão é baseada no enfraquecimento do El Niño. O fenômeno do Oceano Pacífico causa uma forte corrente de vento, que enfraquece as tempestades no Atlântico.

Neste ano, nenhum furacão até o momento chegou aos EUA. Na Nicarágua, o furacão Ida chegou à costa, como uma tempestade de categoria 1, em novembro passado. A temporada de furacões no Atlântico começou na última terça-feira e vai até o dia 30 de novembro.

Mais conteúdo sobre:
EUA furacões previsão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.