Jacquelyn Martin / AP
Jacquelyn Martin / AP

EUA reavaliarão seu papel em negociações de paz no Oriente Médio

Medidas tomadas por israelenses e palestinos nos últimos dias dificultam acordo, diz Kerry

O Estado de S. Paulo,

04 de abril de 2014 | 08h16

 RABAT - O secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta sexta-feira, 4, que Washington avaliará se continua liderando as negociações de paz no Oriente Médio. O alerta foi feito depois de israelenses e palestinos terem tomado medidas nos últimos dias que dificultam a chegada a um acordo.

"É hora de enfrentar a realidade. Isso nunca foi um esforço desmedido. Precisamos avaliar exatamente que passos iremos tomar", disse Kerry durante visita ao Marrocos. "Se pode facilitar, apoiar, empurrar, mas são eles quem devem tomar as decisões."

A frustração de Kerry, que deveria negociar até o fim do mês um acordo de paz veio a público depois de Israel expandir seus assentamentos em Jerusalém Oriental e a Autoridade Palestina tentar expandir o reconhecimento a um Estado independente nas Nações Unidas. O governo israelense também suspendeu a libertação de prisioneiros palestinos prevista para a semana passada.

O secretário se encontrou com Netanyahu em Israel na segunda-feira e com Abbas na Jordânia na semana passada, mas cancelou uma viagem para a região na quarta-feira depois de os palestinos afirmarem que buscariam maior reconhecimento dentro das Nações Unidas (ONU). / AP e REUTERS

Tudo o que sabemos sobre:
John KerryEUAIsraelpalestinos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.