EUA terão ajuda de 12 países contra vazamento no Golfo

Os Estados Unidos aceitaram a ajuda oferecida por 12 países para ajudar a conter e a limpar a mancha de petróleo deixada pelo vazamento de uma plataforma da British Petroleum (BP) no Golfo do México, informou nesta terça-feira o Departamento de Estado norte-americano. "Os Estados Unidos aceitarão 22 ofertas de ajuda apresentadas por 12 países e entidades internacionais", informa a chancelaria norte-americana por meio de nota divulgada em sua página na internet.

RICARDO GOZZI, Agência Estado

29 de junho de 2010 | 20h50

"Nós estamos atualmente trabalhando nos detalhes específicos referentes ao fornecimento da assistência oferecida", prossegue o comunicado. Segundo o Departamento de Estado, os detalhes serão divulgados "assim que os arranjos estiverem concluídos". Ao todo, 27 países ofereceram ajuda aos EUA. Deste total, 12 ofertas foram aceitas por Washington. A chancelaria norte-americana não especificou, no entanto, de quais países aceitou ajuda.

Os 27 países que ofereceram assistência ao governo norte-americano foram Alemanha, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Noruega, Portugal, Qatar, Quênia, Reino Unido, Romênia, Rússia, Suécia, Tunísia e Vietnã. Entre as entidades internacionais que ofereceram auxílio estão a Organização Marítima Internacional, o Programa Ambiental das Nações Unidas e o braço ambiental da Agência de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleovazamentoambienteajudaEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.