Eventos na África do Sul devem celebrar vida de Mandela

Primeira homenagem deve ter participação de vários chefes de Estado no estádio de Johanesburgo

Agência Estado,

07 de dezembro de 2013 | 13h40

Autoridades da África do Sul anunciaram uma semana de grandes eventos em memória a vida de Nelson Mandela, ícone da luta contra a apartheid no país. Mandela faleceu na quinta-feira aos 95 anos.

O primeiro evento ocorrerá na terça-feira em um estádio de futebol em Johanesburgo. Segundo Collins Chabane, membro do gabinete do atual presidente sul-africano, Jacob Zuma, "vários chefes de Estado e de governos devem participar do evento", ao lado de membros do público que conseguirem garantir espaço no estádio de 90 mil lugares.

Chabane não disse quais líderes estrangeiros pretendem participar do memorial. Segundo a autoridade, os chefes de Estado também foram convidados para assistir ao funeral e ao enterro de Mandela, previsto para 15 de dezembro, em sua aldeia natal de Qunu, na província de Eastern Cape.

Entre o memorial de terça-feira no estádio de futebol e o enterro no domingo, em Qunu, as pessoas serão convidadas a se despedir de Mandela em Pretória, onde o corpo estará exposto. "Isso vai dar às pessoas comuns e ao público uma oportunidade para celebrar a vida de Madiba", disse Chabane, referindo-se a Mandela por seu nome de clã. (Fonte: Dow Jones Newswires)

Tudo o que sabemos sobre:
áfrica do sulmandela

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.