Evo chega ao Irã para reforçar laços

Visita deve aumentar transferência de tecnologia e cooperação econômica com Teerã

Efe,

25 de outubro de 2010 | 18h33

TEERÃ- O presidente boliviano, Evo Morales, começou nesta segunda-feira, 25, uma visita de três dias ao Irã com o objetivo oficial de estreitar a aliança estratégica entre os dois países e aumentar os laços econômicos com o regime iraniano.

 

Em seu primeiro dia no país, Evo visitou projetos industriais e bélicos na cidade de Tabriz, situada a cerca de 600 km a oeste de Teerã. O governante foi a uma fábrica de aviões e helicópteros, tanto comerciais como de guerra, e a uma fábrica de tratores em cuja tecnologia está interessado.

 

Depois, Evo visitou a localidade de Kandovan, uma aldeia que conserva ruínas arquitetônicas de seis mil anos atrás e que o Irã deseja que seja declarada patrimônio da humanidade.

 

Estava previsto que o líder boliviano fosse recebido por Mahmoud Ahmadinejad hoje, mas a cerimônia de boas vindas foi adiada para amanhã.

 

Segundo fontes da embaixada boliviana em Teerã, os dois presidentes dedicarão toda a manhã ao estudo da cooperação bilateral, em particular no setor industrial, na transferência de tecnologia e na colaboração financeira.

 

Também deve ser discutido um acordo para um empréstimo de 200 milhões de euros que o Irã concederá à Bolívia, cuja linha de crédito já foi aberta.

 

Também serão firmados vários acordos nas áreas de mineração, agricultura, indústria de maquinaria e alimentação.

 

Um dos pactos com maior projeção está relacionado a possível exportação de 150 mil toneladas de soja da Bolívia ao Irã.

 

Na terça, Evo também deve ir ao Parlamento iraniano, onde se reunirá com o presidente da Câmara, Ali Lariyani, antes de um jantar de gala que Ahmadinejad oferecerá para celebrar o aniversário de seu colega boliviano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.