Ex-chefe de gabinete de Obama é o novo prefeito de Chicago

Rahm Emanuel governará segunda maior cidade dos EUA; ele assume o cargo em 16 de maio

Associated Press

23 de fevereiro de 2011 | 15h33

Emanuel comemora vitória nas eleições.

 

CHICAGO - Rahm Emanuel, ex-chefe de gabinete de Barak Obama, venceu as eleições para a prefeitura de Chicago em primeiro turno, informaram as autoridades locais na terça-feira, 22. O democrata recebeu 55% dos votos e bateu os outros cinco candidato ao governo da terceira maior cidade dos EUA.

 

O ex-homem forte de Obama substituirá Richard Daley, que foi prefeito de Chicago durante 43 dos últimos 56 anos. Emanuel agradeceu Daley, também democrata, e disse que ele "tem um lugar especial nos corações" dos moradores de Chicago. Foi a primeira vez em duas décadas que ele não foi candidato à prefeitura.

 

Emanuel, porém, já fez um discurso prometendo trabalhar. "Não vencemos nada até que uma criança possa ir para a escola se preocupando com os estudos, e não com sua segurança, não até que os pais dessa criança pensem no trabalho em vez de procurar emprego".

 

Obama parabenizou o ex-chefe de gabinete, cargo ao qual renunciou justamente para participar das eleições municipais de Chicago. "Como nativo de Chicago e amigo, não poderia estar mais orgulhoso. Emanuel será um ótimo prefeito para todo o povo da cidade", disse o presidente.

 

Emanuel assume o cargo no dia 16 de maior. Entre os problemas que deverá enfrentar no mandato estão as finanças da cidade e a segurança pública.

Tudo o que sabemos sobre:
ChicagoEUARahm EmanuelEmanuel

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.