Jim Mone/Efe
Jim Mone/Efe

Ex-governador de Minnesota vai se candidatar nos EUA

Republicano Tim Pawlenty anunciará planos oficialmente na segunda-feira, em Iowa

Associated Press

20 de maio de 2011 | 13h45

ST. PAUL - O ex-governador de Minnesota, Tim Pawlenty, vai tentar a candidatura para a presidência dos EUA pelo Partido Republicano, disse nesta sexta-feira, 20, um assessor do americano. A fonte afirmou que Pawlenty anunciará oficilamente seus planos na segunda-feira em um evento no Estado de Iowa.

 

Pawlenty não é um político muito conhecido nacionalmente como outros republicanos que já anunciaram o desejo de concorrer à presidência ou que provavelmente disputarão um posto nas primárias, como Mitt Romney, governador de Massachusetts, e Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes. Ele porém, não deve receber tantas críticas quanto os companheiros.

 

Além disso, Pawlenty deve enfrentar grande resistência dentro do seu partido. Republicanos acreditam que ele não tenha força o bastante para inflamar os eleitores e o fato de ele não estar alinhado a nenhuma corrente dentro da legenda, como estão outros candidatos, pode dificultar a busca por apoio.

 

Esse fator, porém, faz parte de seu discurso. "Sou o único candidato que pode unir todos os republicanos de forma autêntica e genuína, e então estender isso para todo o país", disse ele mais cedo nesta semana.

 

Pawlenty teria sido o candidato à vice-presidência pela chapa de John McCain em 2008, mas o republicano escolheu a então governadora do Alasca, Sarah Palin, para a disputa. Ele deixou o posto de governador em janeiro e tem investido em viagens e para melhorar sua imagem em todo o país, preparando-se para se torna candidato.

Tudo o que sabemos sobre:
PawlentyrepublicanosEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.