Thai Royal Household Bureau / AFP
Thai Royal Household Bureau / AFP

Ex-guarda-costas do rei, rainha da Tailândia faz primeira aparição pública

Anúncio de casamento do rei Maha Vajiralongkorn com Suthida Vajiralongkorn na Ayudhya foi recebido com surpresa na quarta-feira

Redação, O Estado de S.Paulo

02 de maio de 2019 | 16h15

A nova rainha da TailândiaSuthida Vajiralongkorn na Ayudhya, fez sua primeira aparição oficial nesta quinta-feira, 2. A agora rainha Suthida curvou-se diante das estátuas dos reis da dinastia Chakri, ao lado do rei Maha Vajiralongkorn, de acordo com fotos publicadas pelo palácio.

Na quarta-feira, três dias antes de sua coroação oficial, que ocorrerá no sábado, Maha Vajiralongkorn, divorciado três vezes, causou grande surpresa ao anunciar que se casou com sua companheira, com quem mantinha um relacionamento há anos.

Promovida ao posto de general em 2017, Suthida, de 40 anos, fazia parte do corpo de guarda-costas pessoais do rei desde 2014 – quando Maha ainda era príncipe.

Após o casamento, ela vai desfrutar - como os outros membros da família real - da proteção da lei de lesa-majestade, que prevê penas de prisão para quem difama ou insulta a monarquia.

A terceira mulher do rei Maha, Srirasmi, com quem se casou secretamente em 2001, perdeu o título real em 2014. Desde então, vários membros da família de Srirasmi foram presos por crimes de lesa-majestade.

Maha Vajiralongkorn subiu ao trono em dezembro de 2016 após a morte de seu pai, o venerado Phumiphon Aduladet, que reinou no país por 70 anos.

As cerimônias de coroação ocorrerão entre sábado e segunda-feira em Bangkok.

A coroação em si será celebrada no sábado. No domingo, o rei será transportado por mais de seis quilômetros pelo centro histórico de Bangkok em um palanquim dourado carregado por soldados. Na segunda-feira, ele aparecerá em uma das varandas do Grande Palácio e receberá diplomatas estrangeiros em audiência. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.