Ex-premiê Hosokawa se candidata ao governo de Tóquio

O ex-primeiro-ministro do Japão, Morihiro Hosokawa, decidiu se candidatar ao cargo de governador de Tóquio em uma plataforma antinuclear depois de receber o apoio de Junichiro Koizumi, outro ex-premiê japonês que tem sido crítico da energia nuclear.

AE, Agência Estado

14 de janeiro de 2014 | 06h25

Hosokawa afirmou que pretende expor os detalhes de sua campanha nos próximos dias.

"Eu gostaria de falar sobre os detalhes, incluindo questões políticas, durante uma coletiva de imprensa onde vou declarar oficialmente minha candidatura", disse Hosokawa após uma reunião com Koizumi em um hotel de Tóquio.

Com o apoio de Koizumi, que ainda tem forte popularidade depois de deixar o cargo de primeiro-ministro em 2006, a política energética poderia se tornar um dos principais assuntos durante a corrida eleitoral para substituir Naoki Inose, que deixou o cargo no mês passado após ser envolvido em um escândalo financeiro.

"A principal razão pela qual eu decidi apoiar a candidatura de Hosokawa é porque o Japão pode se desenvolver sem reatores nucleares", afirmou Koizumi.

A candidatura do ex-premiê deve representar uma dor de cabeça para o governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que abordou a política energética nuclear durante a sua eleição. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
japãopremiêhokosawagovernotóquio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.