LUCIANA PREZIA/AE
LUCIANA PREZIA/AE

Ex-sócio de Trump e ex-engraxate criam plataforma de educação não convencional no Brasil

Instituto SOL (School of Life), criado pelos empreendedores Ricardo Bellino e Janguiê Diniz, foca na temática da motivação para o empreendedorismo e desenvolvimento humano

Elizabeth Lopes, O Estado de S.Paulo

13 Março 2018 | 14h28

O Instituto SOL (School of Life) de Educação Motivacional das Américas, uma plataforma de educação não convencional, com foco na temática da motivação para o empreendedorismo e o desenvolvimento humano, acaba de ser criado no Brasil pelos empreendedores Ricardo Bellino, ex-sócio do presidente americano, Donald Trump, e palestrante motivacional, e Janguiê Diniz, que passou de engraxate a dono do maior grupo de educação do Nordeste, o Ser Educacional, e integrante da lista da Forbes.

+ Melania Trump volta ao cenário público no discurso de seu marido no Congresso

+ Helio Gurovitz: Para melhorar imagem, Trump fala o idioma de Davos

O SOL, criado num momento em que o crescimento econômico está no foco principal das discussões no País, em um ano de eleição presidencial, oferecerá eventos, cursos, palestras, seminários, fóruns e consultoria.

+ Análise: A Casa Branca acelera o declínio da democracia global

Bellino e Janguiê destacam que o SOL chega para somar os conhecimentos dos dois em suas áreas de competência e potencializar o processo educacional, adicionando experiências e lições práticas da "escola da vida". A proposta é que sejam abordados assuntos que não são dados em salas de aula convencionais e não terminam com a graduação, pós-graduação e emissão de diplomas de nível universitário, MBA ou mestrado e doutorado. Eles acompanharão o desenvolvimento pessoal e profissional de forma permanente e continuada por toda a vida.

De acordo com Janguiê, a criação do Instituto SOL de Educação Motivacional das Américas surgiu como fruto de um sonho. "Bellino e eu estávamos sonhando com isso há muito tempo. Nosso objetivo é ajudar outras pessoas a transformarem seus sonhos em projetos de vida. Isso é possível com metas, métodos, disciplina e muito trabalho. É possível transformar seus sonhos em realidade, principalmente seus projetos empreendedores", explica.

Para Bellino, a sociedade é importante para a realização do novo projeto. "Aprendi em minha 'escola da vida' que um mais um é sempre mais que dois. Estou convencido de que, mais do que formar uma nova sociedade, Janguiê e eu estamos criando um 'master mind' disruptivo que revolucionará o método de educação com foco no empreendedorismo e no desenvolvimento humano, visando a felicidade pessoal e o sucesso profissional."

As atividades do SOL já têm data para começar. O Instituto iniciará oficialmente suas atividades na semana de 28 de junho, promovendo o workshop "Acelerar - Acelere Sua Vida (Metodologia do Sucesso)", na Itália, com uma comitiva de 25 participantes e convidados especiais . O objetivo principal do curso é o foco no crescimento e na ascensão pessoal, conquistas, sucesso, prosperidade e felicidade plena. O evento visa orientar pessoas a esquecer as frustrações e os problemas do passado, tirando do papel os seus sonhos e projetos de vida e ajudando a transformá-los em realidade.

Durante o evento, Janguiê e Bellino mostrarão suas histórias e colocarão suas experiências de vida a serviço daqueles que querem trocar o verbo "frustrar" pelo "realizar", e realizar de forma rápida, dinâmica e eficaz. O workshop tem duração de 8 horas e resume a essência da metodologia Acelerar, em um programa de 8 fases, nas montanhas do Norte da Itália, em uma comunidade com apenas 125 habitantes que ostenta o sobrenome do co-fundador, Comune di Bellino. 

Em São Paulo

Neste final de semana, Bellino estará ao lado do negociador de Trump, George Ross, em São Paulo, numa Master Class sobre a "Arte da Negociação", celebrando o nascimento do Grupo SOL. Bellino fala mais sobre seu programa de aceleração de pessoas no seu site

A partir de uma reflexão sobre o que significa ser um "acelerador de pessoas", Bellino e Janguiê chegaram à seguinte conclusão: "Trata-se de colocar as nossas experiências e nossas histórias de vida a serviço daqueles que querem trocar o verbo 'frustrar' pelo verbo 'realizar' - e querem fazer isso rápido", resume Janguiê.

Com esses pensamentos, os empreendedores começaram suas pesquisas e descobriram que elas confirmavam o que suas experiências de vida já diziam. "Acelerar é um processo, uma rota, uma vez que traçar o percurso é a condição essencial para que você possa aumentar a velocidade com segurança", finaliza Bellino.

O segundo evento programado é "A Arte da Negociação". O Instituto SOL lançará uma profissão inédita no mercado, a de "deal maker" ou fechador de negócios. Trata-se de um curso de estratégias e táticas disruptivas de negociação, com carga horária de 45 horas por aula, ministrado por empreendedores e profissionais especializados na área, com a emissão de diploma de Negociante do Brasil e do Mundo, expedido pela Universidade Univeritas/UNG, em convênio com a Must University de Miami.

O terceiro evento programado pelo SOL é o "Master Mind Revolucionário", com o qual Bellino e Janguiê pretendem formar mentes brilhantes.  Encerrando a programação, o quarto evento será o "Sinergia de Sucesso". Por meio de uma parceria com o maior grupo educacional da Rússia, o Synergy Global, o instituto promoverá o maior fórum de empreendedorismo da América Latina, o Synergy Latam Forum.

"O projeto da School of Life é a realização de um sonho e, em breve, os interessados terão acesso ao site e às formas de participar. Queremos revolucionar o mercado", diz Janguiê. Os eventos terão suas datas divulgadas posteriormente, assim como o site do projeto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.