
13 de setembro de 2011 | 11h53
CAIRO - O ex-chefe da inteligência do Egito, que também ocupou brevemente o cargo de vice-presidente, Omar Suleiman, começou a depor na terça-feira, 14, no julgamento do presidente deposto Hosni Mubarak, que é acusado de conspirar para matar manifestantes, divulgou a televisão estatal.
Suleiman está na lista de autoridades ou ex-autoridades que serão chamadas como testemunhas no julgamento. Seus depoimentos podem ser decisivos para determinar se Mubarak, que governou por três décadas, é inocente ou culpado.
ESPECIAL: A lenta agonia de Hosni Mubarak
O juiz Ahmed Refaat que intimou as testemunhas ordenou um blecaute de notícias por razões de segurança nacional, portanto os depoimentos não se tornarão públicos.
O marechal de campo Mohamed Hussein Tantawi, que comanda o conselho militar atualmente no governo do Egito, e outro general farão seus depoimentos no domingo e segunda-feira. As audiências foram adiadas para 24 e 25 de setembro, depois que eles disseram estar ocupados com questões de segurança depois que os manifestantes invadiram a embaixada israelense no Cairo.
Suleiman ocupou o cargo de vice-presidente nos últimos dias de governo de Mubarak numa tentativa de conter os protestos, mas os manifestantes continuaram nas ruas e Mubarak foi obrigado a deixar o cargo em 11 de fevereiro.
Mubarak, de 83 anos, assiste às audiências do julgamento, que começou em 3 de agosto, em uma maca colocada dentro de uma cabine destinada aos réus no tribunal do Cairo. Ele está hospitalizado desde abril, quando foi questionado pela primeira vez.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.