Ghislain Mariette/AP
Ghislain Mariette/AP

Exército assume controle de cidade chave no Mali

No fim de semana, as tropas reforçaram os ataques em Timbuctu, ocupada desde abril pelos extremistas

AE, Agência Estado

28 de janeiro de 2013 | 06h09

PARIS - Fontes do Exército da França disseram que os soltados franceses já assumiram o controle da cidade de Timbuctu no norte do Mali, depois de garantirem a segurança do aeroporto local. As tropas não encontraram resistência, disse uma das fontes, que preferiu não se identificar.

Mais cedo, nesta segunda-feira, 28, o ministro de Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, afirmou que as tropas lideradas pela França para combater militantes no norte do Mali libertariam Timbuctu "muito em breve". "As coisas estão indo como o presidente havia definido. Juntamente com os cidadãos do Mali, vamos libertar Timbuctu muito em breve", disse Fabius, falando no canal de televisão France 2.

No fim de semana, as tropas francesas reforçaram os ataques no norte do Mali, com tanques correndo para Timbuctu, local que os militantes ocupam desde abril.

Fabius informou que outras tropas africanas, como a do Chade e a da Nigéria, estão empenhadas na luta para deslocar os rebeldes. O ministro repetiu que o objetivo francês sempre foi passar a liderança da ofensiva para os militares africanos. "O importante é que, passo a passo, o Mali é libertado", disse ele.  As informações são da Dow Jones

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.