Exército conquista penúltimo povoado da guerrilha tâmil

Cerca de 500 civis foram resgatados pelas tropas no transcurso da operação

EFE

26 de abril de 2009 | 05h21

O Exército do Sri Lanka anunciou neste domingo a conquista do penúltimo povoado nas mãos da guerrilha tâmil, Valayarmadam, e o "resgate" de cerca de 500 civis no transcurso da operação.

 

Comandos e forças especiais da Divisão 58 entraram e libertaram a região no sábado à tarde, até que já esta manhã a declararam segura, informou em comunicado o Ministério da Defesa do Sri Lanka. Segundo a nota, as tropas resgataram cerca de 500 civis no transcurso da operação.

 

Valayarmadam era o penúltimo povoado em poder da guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE), que se encontra cercada junto a milhares de civis em uma faixa litorânea do nordeste do Sri Lanka de menos de dez quilômetros quadrados.

 

O local fica de fato a seis quilômetros do último reduto da guerrilha, Vellamullivaikkal, onde o estado maior dos LTTE resiste comandado por seu líder histórico, Vellupillai Prabhakaran, no comando de algumas centenas de rebeldes.

 

Mais de 100 mil civis passaram para as mãos do Governo desde segunda-feira passada, quando o Exército empreendeu sua ofensiva final, e foram hospedados em acampamentos situados criados para tal no norte do país.

 

Os LTTE lutam há mais de 25 anos para obter um estado independente para a minoria tâmil no norte e no leste do país, as áreas onde têm maior presença.

Tudo o que sabemos sobre:
SRI LANKALTTE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.