Exército da Ucrânia retoma postos de controle no leste do país

Ministério da Defesa afirmou que ao menos 40 separatistas pró-Rússia morreram em confrontos com militares ucranianos

O Estado de S. Paulo

13 de junho de 2014 | 10h07

KIEV - O Ministério da Defesa da Ucrânia informou nesta sexta-feira, 13, que pelo menos 40 separatistas pró-Rússia morreram em combates com o Exército ucraniano na cidade de Stepanovka, na região de Donetsk, no leste do país.

Segundo um comunicado do ministério, os combates ocorreram quinta-feira e os insurgentes perderam 12 máquinas. "Os militares destruíram dois veículos blindados, dois tanques e dois caminhões Kamaz que tinham a bordo metralhadoras KORD de 12,7 milímetros de calibre", acrescenta o documento.

Além disso, segundo o ministério, o Exército conseguiu retomar o controle de vários postos na fronteira ocupados pelos separatistas no norte e sul da região de Luhansk e de Maripoul, na região de Donetsk.

Os avanços representam uma vitória expressiva para o governo de Kiev, pró-europeu, em sua operação militar para esmagar a rebelião separatista iniciada no leste da Ucrânia em abril e manter unido o país, de 45 milhões de habitantes.

"Às 10h34 (4h34 no horário de Brasília) a bandeira ucraniana foi içada na Prefeitura em Mariupol", disse o ministro do Interior, Arsen Avakov, no Facebook, menos de seis horas depois do início da investida contra a cidade de 500 mil habitantes, que é o maior porto ucraniano no Mar de Azov.

Pelo menos cinco separatistas e dois militares ucranianos foram mortos na batalha ocorrida antes da fuga dos rebeldes.

Mariupol, que mudou várias vezes de mãos ao longo do conflito, é estrategicamente importante porque ali passam muitas estradas na fronteira sul com a Rússia, as quais conduzem ao restante da Ucrânia, e aço é exportado por seu porto. / EFE e REUTERS

Tudo o que sabemos sobre:
crise na UcrâniaDonetsk

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.