Exército do Paquistão diz que entrou na principal cidade do Vale de Swat

Militares paquistaneses dizem que mataram pelo menos 17 combatentes do Talebã em meio a combates.

BBC Brasil, BBC

23 de maio de 2009 | 09h15

O Exército do Paquistão anunciou neste sábado que seus soldados entraram em Mingora, a principal cidade do Vale do Swat controlada pelo Talebã, e mataram pelo menos 17 militantes em combates.

"Começaram os combates de rua", disse o general Athar Abbas. "É umaoperação difícil porque nós temos que fazer buscas de casa em casa. Nósvistoriamos algumas áreas da cidade."

A entrada em Mingora marca uma nova fase na ofensiva iniciada no dia 2 de maio, depois que um acordo de paz fracassou e os militantes passaram a ampliar sua área de influência no noroeste do Paquistão.

O comandante militar americano, Almirante Michael Mullen, advertiu na sexta-feira que a concentração de tropas americanas no Afeganistão pode fazer com que os militantes do Talebã penetrem mais fundo no território paquistanês, desestabilizando o país.

Uma recente investigação da BBC sugeriu que menos da metade da Província da Fronteira Noroeste do Paquistão, onde fica o Vale do Swat, e das áreas tribais da fronteira do país com o Afeganistão, está sob controle pleno do governo paquistanês.

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou na sexta-feira um apelo por US$ 543 milhões para fornecer ajuda humanitária a mais de 1,6 milhão de pessoas que tiveram que abandonar suas casas por causa dos combates.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.