Exército do Sri Lanka encontra corpo de líder rebelde

Tropas do Exército do Sri Lanka encontraram hoje o corpo do líder rebelde Velupillai Prabhakaran, um dia depois da morte dele, no último combate entre o Exército de Libertação dos Tigres do Eelam Tâmil (LTTE, na sigla em inglês) e as forças do governo, no norte do país, informou o Exército. Imagens divulgadas pela emissora privada de televisão Swarnawahini mostraram um corpo aparentemente do líder rebelde, vestido com um uniforme de camuflagem verde-escuro. O governo anunciou ontem a morte de Prabhakaran.

AE-AP, Agencia Estado

19 de maio de 2009 | 08h54

"Faz algumas horas, o corpo do líder terrorista Prabhakaran, que arruinou este país, foi encontrado no campo de batalha", afirmou o chefe do Exército, general Sarath Fonseka. "Me responsabilizo por esse anúncio." O presidente Mahinda Rajapaksa já havia, em discurso, anunciado que o país estava "livre" da insurgência.

O LTTE chegou a controlar boa parte do norte e do leste do Sri Lanka. Rajapaksa disse que pela primeira vez em 30 anos o país estava unido, sob um governo eleito. Os rebeldes, considerados terroristas por Estados Unidos e União Europeia, lutavam por uma pátria para a minoria tâmil hindu, marginalizada por governos dominados pela maioria cingalesa. O LTTE lutava desde 1983.

Tudo o que sabemos sobre:
Sri Lankaguerra civil

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.