Exército do Sri Lanka retoma ofensiva contra rebeldes

Soldados do Sri Lanka retomaram a ofensiva contra os rebeldes tâmeis no nordeste do país, no final de uma trégua de 48 horas, disseram nesta quarta-feira os dois lados.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

15 de abril de 2009 | 01h42

Um porta-voz do Exército disse que as forças de segurança reiniciaram as operações contra a guerrilha Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE). Já o site pró-rebelde Tamilnet afirmou que ambos os lados começaram a trocar tiros e foguetes, uma vez que os dois dias de trégua unilateral do Exército terminaram à meia-noite.

Após perder grandes faixas de território que tinham sob controle, os rebeldes concentram-se agora em uma estreita faixa de floresta no nordeste do Sri Lanka onde estão em maior número.

O presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapakse, que pediu o cessar-fogo só para coincidir com o tradicional Ano Novo, na segunda-feira e terça-feira, disse que seus soldados estavam à beira da vitória total. O governo rejeitou o pedido da guerrilha por uma trégua permanente.

Os rebeldes têm sido acusados de usar dezenas de milhares de civis como escudo humano no território ainda sob seu controle.

Tudo o que sabemos sobre:
Sri Lankafimtrégua

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.