Explosão é ouvida em cidade com fábrica de conversão de urânio no Irã

Governador de Isfahan, contudo, negou a informação de que explosão teria sequer ocorrido

estadão.com.br,

28 de novembro de 2011 | 15h12

Atualizado às 16h08

 

ISFAHAN, IRÃ - Uma explosão teria sido ouvida em diversas partes de Isfahan, cidade iraniana com instalações nucleares. A informação é do jornal israelense Haaretz, que cita a agência iraniana Fars como fonte. A agência semi-oficial Mehr também confirmou a explosão, segundo a Reuters. Mas o governo de Isfahan negou a informação.

 

especialESPECIAL: O programa nuclear do Irã

tabela HOTSITE: Irã nuclear

 

O relato ocorre duas semanas depois de um ataque a uma instalação nuclear próxima da capital, Teerã, em que 20 pessoas morreram, entre elas o general Hassan Moqaddam, envolvido no programa de mísseis do Irã.

 

Ainda segundo o Haaretz, a Guarda Revolucionária do Irã teria dito que a explosão ocorreu de forma acidental quando militares transportavam munições. A Reuters afirma, entretando, que o vice-governador de Isfahan disse que "até o momento não há informações sobre explosões de nenhum órgão do governo em Isfahan".

 

Conversão de urânio

 

Há perto de Isfahan uma fábrica de conversão de urânio, segundo o jornal israelense. O local entrou em operação em 2004, extraindo urânio das minas e produzindo gás que alimenta as centrífugas que enriquecem urânio.

 

Com Reuters

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.