
12 de setembro de 2011 | 08h49
Uma explosão matou uma pessaos e feriu outras quatro no complexo nuclear de Marcoule, perto da cidade de Nimes, no Vale do Rhône, sul da França.
A Autoridade de Segurança Nuclear da França (ANS) disse que não houve vazamento nuclear. Bombeiros e a prefeitura do local, haviam dito anteriormente que poderia haver riscos de escape de material nuclear, de acordo com as informações da AFP.
O acidente ocorreu por volta das 11h45 do horário local. "De acordo com informações iniciais, a explosão ocorreu em um frono usado para derreter lixo radioativo metálico de pouca ou muito pouca radioatividade", informou a ANS em um comunicado.
Os feridos foram levados para o hospital de Bagnols-sur-Cèze, próximo ao local. Ainda não se sabe as causas do acidente.
A explosão ocorreu no centro de tratamento de resíduos nucleares Centraco. O local é propriedade da Socodei, subsidiária da Électricité de France (EDF), maior produtora e distribuidora de energia da França, informou um porta-voz do Comissariado de Energia Atômica (CEA).
![]() |
"Por enquanto, nada saiu do local", disse o porta-voz da CEA, pedindo anonimato. Bombeiros informaram que um perímetro de segurança foi estabelecido no entorno do local, sem dar mais informações.
O complexo nuclear de Marcoule apenas lida com lixo radioativo, e não possui reatores nucleares.
Aguarde mais informações
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.