Explosivos encontrados em usina nuclear na Suécia

A Suécia aumentou a segurança nas três usinas nucleares do país nesta quinta-feira, após explosivos terem sido encontrados em um caminhão na usina de Ringhals. A polícia afirma que está investigando uma possível tentativa de sabotagem.

AE, Agência Estado

21 de junho de 2012 | 11h28

Cães farejadores detectaram as bombas durante uma inspeção de rotina na quarta-feira. O caminhão que continha os artefatos estava na parte industrial da usina, próximo à área de segurança máxima. Logo em seguida a área foi esvaziada e isolada. A polícia não detalhou a quantidade de explosivos ou o tipo de material encontrado.

Especialistas em bombas afirmaram que os artefatos não continham dispositivo de detonação, significando que não houve perigo de explosão. Segundo os investigadores, a motorista do caminhão não é suspeito de envolvimento, pois não sabia das bombas colocadas no veículo.

"Obviamente algum desconhecido plantou os explosivos no caminhão", afirmou o porta-voz da polícia, Tommy Nyman. "Nós estamos conversando com a motorista para tentar mapear seus movimentos durante o dia."

Ringhals conta com quatro reatores nucleares e fica distante 70 quilômetros da segunda maior cidade da Suécia, Gotemburgo. Funcionários da usina afirmaram que mesmo que o material explodisse não causaria "danos sérios" ao local, mas não disseram como chegaram a essa conclusão. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Suéciausina nuclearexplosivos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.