Explosões em Donetsk deixam ao menos 10 civis mortos

Explosões em Donetsk deixam ao menos 10 civis mortos

Segundo autoridades, artefatos explodiram no pátio de uma escola e em um ônibus no primeiro dia do novo ano letivo

O Estado de S. Paulo

01 de outubro de 2014 | 16h57


DONETSK - Explosões em um pátio de uma escola e um ônibus na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, nesta quarta-feira, 1, deixaram ao menos dez pessoas mortas, disseram autoridades municipais e testemunhas.

Nenhuma criança morreu na explosão no colégio, que ocorreu no primeiro dia do novo ano letivo na escola n.º 57, em Donetsk.

"Um projétil impactou um dos colégios de Donetsk. Dois residentes morreram e três ficaram feridos. Não eram nem alunos nem professores", disse aos jornalistas Igor Kostenko, ministro da Educação da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD).

A maioria dos colégios na região reabriu nesta quarta com um mês de atraso em relação ao resto da Ucrânia. Nos locais onde continuam os combates entre os rebeldes e as tropas ucranianas, a decisão deverá ser tomada por professores e pais de alunos.

As outras oito mortes ocorreram após a explosão em um ônibus. "Aparentemente, o projétil foi disparado por um lança-mísseis de boca múltipla. A maioria dos mortos estava em uma parada de ônibus e outros estavam no veículo, que ficou calcinado", disse a agência Ukrinform.

A cidade de Donetsk é um dos epicentros do conflito separatista pró-Rússia em províncias do leste ucraniano, onde a maioria da população fala russo. Segundo a ONU, mais de três mil pessoas morreram desde abril em Donetsk e Luhansk.

Os combates entre os separatistas e as tropas ucranianas continuam perto do aeroporto de Donetsk apesar da trégua decretada entre os dois lados há quase um mês. / EFE e REUTERS

Tudo o que sabemos sobre:
crise na UcrâniaDonetskRússia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.