Fábrica do México entrega o último Fusca do mundo

O último Fusca saiu da linha de montagem nesta quarta-feira, 70 anos depois que o governo de Adolf Hitler orgulhosamente apresentou o primeiro sedan de duas portas que se tornou um dos automóveis mais vendidos do mundo, transformando-se em ícone global.A fábrica da Volkswagem em Puebla, a 105 km a sudeste da Cidade do México, foi a última a produzir o carro em forma de besouro. Mas a competição frente a novos modelos de compactos e a decisão governamental de proibir táxis de duas portas obrigaram a Volkswagen a anunciar meses atrás que só produziria mais 3 mil modelos ?última edição?, que no México serão vendidos por US$ 8.000 - poucas centenas de dólares acima do preço comum - mas que, por representarem uma lenda, estão sendo procurados por colecionadores do mundo todo.A finalização da montagem do pequeno besouro azul de número 21.529.464 foi transmitida ao vivo pela televisão via satélite. O ?fusquinha? portador desse número foi coberto por uma bandeira mexicana feita de flores em uma cena cujo fundo musical ficou por conta de ?mariachis?, que executaram ?El Rey? (The King). O carro será enviado a um museu em Wolfsburg, na Alemanha.Os primeiros ?Volks?, como também eram chamados, ou ?Vochos?, como são chamados pelos mexicanos, ou ?Huevitos? (ovinhos) para os cubanos saíram das fábricas alemãs durante a era nazista e, depois de se tornarem veículos militares por breve período, passaram a ser comecializados em todos os continentes. Nos EUA, deixaram de ser vendidos em 1977, por não cumprirem normas ambientais e de segurança. O Brasil também deixou de fabricar o modelo em 1996. Agora, a Volkswagen do Brasil pretende importar 50 carros da última edição para vendê-los pelo preço equivalente a US$ 13.000 cada um.

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