Falha de segurança online expõe milhões de senhas

Um lapso na segurança da internet expôs milhões de senhas, números de cartões de crédito e outras informações sensíveis a potenciais furtos por hackers. A falha foi descoberta por uma pequena equipe de segurança online na Finlândia enquanto realizavam uma pesquisa independente para o Google.

AE, Agência Estado

09 de abril de 2014 | 01h53

A descoberta no início desta semana afeta a tecnologia criptografada que teoricamente é utilizada para proteger contas de e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e uma ampla gama de sites de comércio online. Pesquisadores de segurança que descobriram a ameaça, conhecida como "Heartbleed", estão preocupados porque a brecha esteve despercebida por mais de dois anos.

David Chartier, presidente-executivo da Codenomicon, disse que há muitas razões para preocupação, embora agora haja um modo de reforçar a segurança. Ele e outros especialistas alertaram as pessoas a trocarem todas as senhas online, mas disseram que essa medida somente terá efeito quando os serviços afetados instalarem um software liberado na segunda-feira para resolver o problema.

O Yahoo, que possui mais de 800 milhões de usuários ao redor do mundo, está entre os serviços de internet que podem ter sido afetados pelo Heartbleed. Em comunicado publicado na terça-feira, a empresa anunciou que os problemas nos serviços mais populares já estão consertados. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Mundointernetsenhas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.