FBI enfrentará investigação sobre caso Petraeus

A presidente do Comitê Seleto de Inteligência do Senado dos EUA, a democrata Dianne Feinstein, anunciou que vai investigar a forma como o FBI tratou a sindicância sobre o diretor da CIA, David Petraeus, e vai buscar saber por que os parlamentares não foram informados da investigação antes de ela se tornar pública.

DANIELLE CHAVES, Agência Estado

11 de novembro de 2012 | 14h13

Em entrevista à Fox News Sunday, Feinstein afirmou que a pergunta fará parte de um inquérito do Congresso que começará a realizar audiências nesta semana. "Nós não recebemos um aviso antecipado", disse Feinstein, referindo-se a ela e outros parlamentares do comitê do Senado. A senadora também disse que poderá pedir que Petraeus deponha ao Congresso como parte do inquérito.

Enquanto isso, o presidente do Comitê de Segurança Interna da Câmara dos EUA, o republicano Peter King, pediu uma investigação para saber se o FBI demorou demais para revelar suas descobertas ao Conselho de Segurança Nacional e ao presidente Barack Obama. "O presidente deveria ter sido informado no momento mais inicial", disse King, que também integra o Comitê Seleto de Inteligência Permanente da Câmara, ao programa "State of the Union", da CNN.

Petraeus renunciou ao cargo repentinamente na sexta-feira, dizendo que teve um caso extraconjugal. O relacionamento foi descoberto pelo FBI durante a investigação de e-mails potencialmente ameaçadores enviados por uma mulher romanticamente ligada a Petraeus para uma segunda mulher, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

O FBI e promotores da Carolina do Norte e da Flórida iniciaram a investigação em meados do ano. Inicialmente eles analisaram a possibilidade de alguém ter invadido a conta de e-mails de Petraeus, mas depois determinaram que não houve crime cibernético.

O FBI e o Departamento de Justiça dos EUA informaram as descobertas ao diretor de Inteligência Nacional, James Clapper, no começo da semana passada e Clapper passou as informações para autoridades do governo Obama na quarta-feira. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAPetraeusCIAFBI

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.