Fidel escreve nova carta a Maduro elogiando Exército venezuelano

Líder cubano diz que Caracas tem os soldados e oficiais 'mais bem armados da América Latina' e volta a criticar ações dos EUA

PUBLICIDADE

Atualização:
Nicolás Maduro se reúnecom Fidel Castro, em Havana, em foto de janeiro de 2014 Foto: Cubadebate / Reuters

HAVANA - O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou que a Venezuela tem os soldados e oficiais "mais bem equipados da América Latina", em uma nova carta ao líder venezuelano, Nicolás Maduro, publicada nesta terça-feira, 17. Fidel destaca a "disciplina exemplar e o espírito da Força Armada Nacional Bolivariana".

PUBLICIDADE

"Faça o que fizer o imperialismo dos EUA, não poderá jamais contar com isso para fazer o que fizeram durante tantos anos", escreveu o líder.

Havana se colocou ao lado de Caracas, com "apoio incondicional", após declarações de Washington considerando a Venezuela uma ameaça à segurança nacional americana.

Na carta, Fidel também comenta a Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba), que ocorre nesta terça em Caracas. No encontro, os aliados analisarão a "política do governo dos EUA contra a Venezuela e a Alba", afirmou o ex-líder cubano.

Os países da aliança têm o objetivo de definir sua posição para a Cúpula das Américas, que ocorrerá em abril no Panamá.

"A República Bolivariana da Venezuela declarou de forma precisa que sempre esteve disposta a discutir pacifica e civilizadamente com o governo dos EUA, mas nunca aceitará ameaças e imposições desse país", acrescentou Fidel.

No dia 10, Fidel havia enviado outra carta a Maduro o parabenizando pelo "brilhante e valente" discurso após as declarações dos EUA. /EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.