Filipinas desviarão voos temendo foguete de Pyongyang

A Autoridade de Aviação Civil das Filipinas disse nesta terça-feira que desviará voos de e para o Japão e a Coreia do Sul a fim de se precaver contra uma eventual colisão das aeronaves com o foguete que a Coreia do Norte pretende lançar nos próximos dias.

Agência Estado

03 de abril de 2012 | 03h08

As rotas aéreas do Japão e da Coreia do Sul para o aeroporto de Manila estarão fechadas no período de 12 a 16 de abril, quando Pyongyang deverá lançar seu foguete, informou a porta-voz da Autoridade da Aviação Civil das Filipinas, Joy Songsong.

"Nós emitimos um alerta para os pilotos das companhias aéreas cujas rotas possam ser afetadas por detritos do eventual lançamento do foguete norte-coreano", disse ela.

"Apesar das rotas permanecerem fechadas nesses dias, forneceremos rotas alternativas ou outros pontos de entrada", disse a porta-voz. "As companhias aéreas estão sendo avisadas sobre o alerta das Filipinas e sua estratégia para o período de lançamento", afirmou Joy, sem precisar quantos voos serão afetados com a ação.

Embora a Coreia do Norte diga que o propósito de seu foguete é colocar

um satélite em órbita pacífica, os EUA e seus aliados acusam Pyongyang de planejar um teste de mísseis balísticos proibidos por resoluções da ONU. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
FilipinasCoreia do Norte

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.