Flotilha de protesto aproxima-se de Gaza

Duas embarcações de protesto aproximavam-se hoje do litoral da Faixa de Gaza em uma nova tentativa de romper o bloqueio naval de Israel ao sitiado território palestino e a Marinha israelense já fez contato com a flotilha, disseram ativistas palestinos.

Agência Estado

04 de novembro de 2011 | 11h39

Em Gaza, o ativista Amjad Shawwa disse que os barcos estavam a cerca de 80 quilômetros de Gaza quando foram advertidos por rádio pela Marinha israelense para que mudassem a rota, pois se encontravam em "área militar restrita. O comando militar de Israel informou que está apenas "monitorando" o deslocamento da flotilha.

Amjad Shawwa disse que os 27 participantes da flotilha pretendem prosseguir até Gaza. As embarcações transportam suprimentos para os palestinos de Gaza.

A Marinha israelense já interceptou flotilhas similares no passado, desviando-as para portos israelenses e prendendo os manifestantes. Em maio do ano passado, porém, soldados israelenses atacaram um navio que liderava uma flotilha a Gaza e mataram nove pessoas a bordo, sendo oito turcos e um turco-americano.

O incidente causou indignação internacional e obrigou Israel a aliviar um pouco o bloqueio terrestre a Gaza, imposto em 2006 e reforçado a partir do ano seguinte, com a cooperação do Egito, depois de o Hamas ter assumido o controle total do território ao repelir uma tentativa de golpe pela facção rival Fatah. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelGazaflotilha

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.