09 de abril de 2020 | 04h38
Cinco foguetes atingiram uma importante base aérea dos EUA no Afeganistão na quinta-feira, 9, mas não houve vítimas, disse a força liderada pela Otan no Afeganistão, em um ataque reivindicado pelo grupo militante do Estado Islâmico.
O ataque ocorre quando o governo afegão lançou a libertação de prisioneiros do Taleban de uma prisão perto da base de Bagram, como parte de uma etapa de construção de confiança em um acordo de paz entre os EUA e o Taleban. O acordo visa encerrar cerca de duas décadas de guerra no Afeganistão.
"Cinco foguetes foram disparados no aeroporto de Bagram nesta manhã", disse a missão liderada pela Otan, Resolute Support, no Twitter. "Não houve vítimas ou feridos."
Os foguetes que atingiram o maior complexo militar dos EUA no Afeganistão foram disparados de um veículo estacionado em uma vila adjacente.
Cem membros do Taleban estão programados para serem libertados nessa quinta-feira do centro de detenção próximo à base, após a libertação na quarta-feira de 100 membros do grupo islâmico radical.
O acordo de troca de prisioneiros prevê que o governo liberte cinco mil prisioneiros do Taleban, com o Taleban libertando mil membros das forças de segurança afegãs em troca.
Mas o Taleban rejeitou a proposta, dizendo que não conseguiu verificar quais prisioneiros haviam sido libertados.
O governo afegão disse que estava comprometido em honrar o acordo, mas não libertaria comandantes do Taleban acusados de realizar alguns dos ataques mais brutais dos últimos anos. / REUTERS
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.