Forças afegãs resistem a ataque do Taleban no leste

As forças de segurança do Afeganistão informaram hoje que conseguiram resistir a um ataque de combatentes do Taleban em uma montanhosa região do leste do país. A polícia informou que entre 200 e 400 insurgentes tentaram tomar vários postos ontem no Nuristão, uma remota província onde o Taleban e outros rebeldes são bastante ativos. O Taleban anunciou no final do mês passado o início de sua ofensiva anual de primavera pelo Afeganistão contra tropas do governo e internacionais. Recentemente, o grupo lançou um ataque de dois dias contra a cidade de Kandahar, no sul do país.

AE, Agência Estado

11 de maio de 2011 | 11h24

"Centenas de combatentes inimigos estavam avançando e na noite passada eles atacaram nossos postos de polícia, mas foram derrotados", afirmou o chefe de polícia do Nuristão, Shamsul Rahman Zahid. Segundo ele, a polícia preparava outro ataque aos rebeldes.

Um porta-voz do Ministério de Interior em Cabul, Zemarai Bashary, confirmou que "um grande número" de insurgentes atacaram postos policiais. Três policiais ficaram feridos no confronto, que durou várias horas, segundo Bashary. O porta-voz disse que quatro membros do Taleban foram mortos no confronto, porém ele não tinha mais detalhes. Após o ataque, o governador do Nuristão, Jamaluddin Badr, prometeu uma "operação limpeza" contra os rebeldes. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
AfeganistãoTalebanataque

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.