Forças curdas preparam ofensiva para libertar Mossul do Estado Islâmico

Soldados peshmerga tomaram controle de três corredores estratégicos ao norte de Mossul e ao longo do rio Tigre, no Iraque

O Estado de S. Paulo

09 de fevereiro de 2015 | 20h13

Amparados pelos ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos, tropas curdas no Iraque começaram a preparar a ofensiva à Mossul, a maior cidade controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico, afirmaram oficiais da coalizão esta segunda-feira, 9.

De acordo com eles, os soldados peshmerga tomaram controle de três corredores estratégicos ao norte de Mossul e ao longo do rio Tigre, território antigamente controlado pelas milícias extremistas. Das três posições, os líderes curdos esperam começar a batalha pela reconquista da segunda maior cidade do país.

"A operação peshmerga mais recente é mais um exemplo de como o Estado Islâmico pode ser derrotado usando uma combinação de forças militares bem dirigidas", afirmou o general James Terry, principal comandante militar dos EUA no Iraque.

Desde agosto, a coalizão militar liderada pelos Estados Unidos conduziu mais de 2 mil ataques aéreos na Síria e no Iraque. / AP

Tudo o que sabemos sobre:
IraqueEstado IslâmicoMosul

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.