Forças do Conselho de Transição da Líbia entram na cidade natal de Khadafi

Sirte era um dos últimos redutos dos combatentes leais ao coronel; estoque de comida e água para civis da cidade estava acabando.

BBC Brasil, BBC

24 Setembro 2011 | 16h31

Forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia entraram neste sábado em Sirte, que até então era um dos dois últimos redutos das forças leais ao coronel Muamar Khadafi.

O correspondente da BBC Alistair Leithead, que está próximo de Sirte, disse que os combatentes do CNT avançaram em direção ao centro da cidade.

"Depois de dias de impasse, as tropas do CNT entrar na cidade pelo portão leste. Eles estão agora se dirigindo ao centro e a resistência que enfrentam vem apenas de grupos isolados de combatentes pró-Khadafi", disse Leithead.

Segundo o correspondente, tomar Sirte tem um imenso valor simbólico para o conselho, pois é a cidade natal de Khadafi. Muitos acreditavam que era lá que o general estava escondido nas últimas semanas.

"A vitória do CNT em Sirte parece estar próxima. A questão agora é observar o quão determinados estão esses homens leais a Khadafi. Ver o quanto vão resistir".

Sem água

Testemunhas afirmaram que os estoques de água e comida para os civis em Sirte estavam no fim e devem acabar nos próximos dias.

Falando à BBC sob condição de anonimato, um homem que conseguiu fugir da cidade diz que civis estavam sendo usados como escudos humanos e que gangues de mercenários estavam patrulhando as ruas. Segundo ele, todas as mesquitas foram fechadas e ninguém tinha permissão de deixar o local.

Ele disse ainda que civis feridos não estavam recebendo tratamento médico no hospital local se não fossem leais a Khadafi e que o fornecimento elétrico foi cortado havia um mês.

Segundo o homem, Khadafi foi visto em Sirte há cerca de duas semanas, mas ele acredita que ele não esteja mais na cidade. Seu paradeiro segue desconhecido.

Mais de 1.300 famílias deixaram a cidade na última semana, de acordo com o CNT.

"Estamos atualmente no coração de Sirte. Estamos avançando aos poucos. Viemos até aqui para procurar o tirano (Khadafi)", disse um dos combatentes à agência de notícias Reuters.

Na quarta-feira, os combatentes do CNT já haviam conquistado a principal cidade do deserto líbio, Sabha.

No início do dia, o chefe do CNT, Mustafá Abdel Jalil, afirmou que o governo interino deve ser anunciado na próxima semana. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
libia sirte khadafi

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.