Forças iraquianas enfrentam guerrilheiros em Bagdá

Forças iraquianas apoiadas pelos Estados Unidos invadiram um bairro pobre no centro de Bagdá neste domingo, desarmando guerrilheiros sunitas aliados do governo que se rebelaram após a prisão de seu líder.

AE-AP, Agencia Estado

29 de março de 2009 | 14h19

No sábado, tropas iraquianas prenderam o líder do Awakening Council (Conselho do Despertar) de Fadhil por suposta atividade terrorista e por supostamente liderar um grupo armado leal ao partido do ex-ditador Saddam Hussein. A prisão deu início a combates violentos entre forças iraquianas e membros do conselho, deixando quatro mortos e 15 feridos.

Um membro do Awakening Council de Fadhil disse que a resistência havia cessado pela segurança dos moradores. O confronto pode se tornar potencialmente explosivo se levar a uma divisão entre o governo xiita e os Awakening Councils. Os conselhos, também conhecidos como Filhos do Iraque, são voluntários de segurança xiitas que romperam com a Al-Qaeda e juntaram forças com os norte-americanos para vigiar suas vizinhanças contra extremistas.

Líderes políticos xiitas nunca confiaram totalmente nos conselhos, já que muitos de seus membros são ex-insurgentes. Há temores de que eles se tornem insurgentes novamente caso sintam-se ameaçados pelo governo liderado pelos xiitas.

Isso poderia abalar os esforços dos Estados Unidos de estabilizar Bagdá antes que os soldados norte-americanos deixem as cidades iraquianas, até o final de junho. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IraquetropasEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.