19 de março de 2011 | 15h46
Um terremoto de magnitude 6.1, atingiu o Japão neste sábado, 19. O tremor, que ocorreu a 150 quilômetros a noroeste de Tóquio, sacudiu prédios na capital e aconteceu ao sul da usina nuclear de Fukushima Daiichi, afetada por um vazamento radioativo.
Veja também:
Twitter: Siga a correspondente Cláudia Trevisan, que está no Japão
Infográfico: Entenda o terremoto e maiores tragédias dos últimos 50 anos
Especial: A crise nuclear japonesa
Relatos: envie textos, vídeos e fotos para portal@grupoestado.com.br
Território Eldorado: Ouça relato do embaixador e de brasileiros no Japão
Galeria de fotos: Tremor e tsunami causam destruição
Arquivo Estado: Terremoto devastou Kobe em 1995
O número de mortos em consequência do terremoto e do posterior tsunami do dia 11 no Japão foi atualizado para 7.348.Os desaparecidos já somam 10.947
Com mais de 18 mil vítimas entre mortos e desaparecidos, o saldo do devastador terremoto e do tsunami que arrasou a costa nordeste do Japão já é o maior de um desastre natural no país no pós-guerra.
A esperança de encontrar mais sobreviventes foi reduzida drasticamente devido ao tempo transcorrido desde o terremoto e ainda pelo fato de que províncias como Iwate, onde há 4.253 desaparecidos, sofrem uma onda de frio e neve.
Os esforços de assistência se concentram agora em abrigar os sobreviventes que perderam suas casas, entre eles os 387 mil evacuados que ainda permanecem nos 2.200 centros de amparo disponibilizados pelas autoridades.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.