Forte terremoto atinge nordeste do Japão, sem tsunami

Um forte terremoto com magnitude preliminar de 6,4 graus sacudiu o nordeste japonês neste sábado, informou a Agência Meteorológica do Japão. O tremor, que ocorreu às 3h54 da madrugada de domingo (15h54 de sábado no Brasil) também foi sentido na capital Tóquio.

MICHAEL WATSON, REUTERS

30 de julho de 2011 | 18h19

Não surgiram relatos imediatos de feridos ou danos, e nenhum alerta de tsunami foi emitido.

O epicentro do terremoto foi na costa da cidade de Fukushima. Não houve anomalias na usina nuclear de Fukushima Daiichi, disse a operadora Tokyo Electric Power Co.

Um tremor de magnitude 9,0 seguido de tsunami em 11 de março desativou os sistemas de refrigeração da usina, desencadeando uma crise de vazamento de radiação ainda em vias de ser solucionada.

A polícia de Fukushima e a da vizinha Miyagi disseram não ter recebido relatos de danos ou ferimentos.

Os terremotos são comuns no Japão, uma das áreas de sismos mais ativa do mundo. O país é vitimado por cerca de 20 por cento dos tremores mundiais de magnitude 6,0 ou superior.

O tremor de 11 de março, o mais forte já registrado no Japão, e um tsunami de grandes proporções desencadearam a pior crise nuclear desde Chernobyl há 25 anos. O desastre deixou mais de 23 mil mortos ou desaparecidos.

(Reportagem adicional de Yoko Kubota e Kiyoshi Takenak)

Tudo o que sabemos sobre:
JAPAOTERREMOTOATUALIZA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.