Fortes tempestades atingem EUA e Canadá

Um sistema de tempestades atinge o centro e o sul dos EUA, provocando tornados e rajadas de ventos que levantaram telhados de celeiros e derrubaram árvores sobre linhas elétricas. No nordeste do país, tempestades de gelo atingiram Nova York e Vermont e as autoridades pediram que os motoristas evitem viajar em condições perigosas.

DANIELLE CHAVES, COM DOW JONES NEWSWIRES E AP, Agência Estado

22 de dezembro de 2013 | 13h05

Segundo autoridades, pelo menos duas pessoas morreram no sábado no estado do Mississippi por causa do fenômeno climático. Além disso, no Arkansas cinco pessoas ficaram feridas e dezenas de moradias foram danificadas depois de dois aparentes tornados. No auge da tempestade, mais de 22 mil pessoas ficaram sem energia no norte do Mississippi, mas esse número começou a diminuir na noite de sábado.

O Serviço Nacional do Clima afirmou que neste domingo tempestades com ventos fortes podem atingir o norte da Geórgia, incluindo a cidade de Atlanta. Um alerta de inundações foi lançado para a região até segunda-feira.

Para Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine há expectativas de que o acúmulo de gelo prossiga durante este domingo, de acordo com o Serviço Nacional do Clima. Mais de 95 mil pessoas estão sem energia em Nova York, Vermont e Maine.

O mesmo clima é observado desde sábado no leste do Canadá, onde mais de 250 mil pessoas também estão sem energia e as viagens estão prejudicadas. Segundo a Toronto Hydro, concessionária de energia de maior cidade do país, muitos moradores deverão continuar sem luz até o dia do Natal.

A Air Canada, maior empresa aérea local, alertou os passageiros que muitos voos estão atrasados ou foram cancelados em diversas cidades, incluindo Toronto, Ottawa e Montreal.

Tudo o que sabemos sobre:
EUACANADÁTEMPESTADES

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.