França anuncia identificação de 103 vitimas de voo AF 447 e divide familiares

Ainda restam vítimas do acidente não identificadas; todos os 228 ocupantes do voo morreram.

Mário Camera, BBC

07 de novembro de 2011 | 18h30

A polícia francesa informou, nesta segunda-feira, que foram identificados 103 dos 104 corpos recuperados dos destroços do A330 da Air France, que caiu no oceano Atlântico em 1º de junho de 2009, quando fazia a rota Rio-Paris.

O anúncio, mais uma vez, trouxe desconforto e alívio para s familiares das vítimas, divididos sobre a necessidade ou não de resgatar os corpos do fundo do mar.

"É difícil, pois muitos familiares não queriam que os corpos de seus parentes fossem recuperados", disse Robert Soulas, presidente da associação de vítimas Entraide et Solidarité, em entrevista à BBC Brasil.

"Por outro lado, foi um alívio para aqueles que buscavam a identificação", disse. Ao todo, 228 pessoas morreram no acidente.

Em julho deste ano, a polícia francesa informou que iniciaria o resgate dos corpos, já que era possível identificá-los através de testes de DNA. No final daquele mês, robôs submarinos conseguiram trazer à superfície os corpos de 104 vítimas do acidente que estavam presas nos destroços do avião, a uma profundidade de quatro mil metros.

Na época, diversas famílias foram contra a operação, alegando que preferiam que o fundo do mar fosse a "última morada" de seus parentes.

Outras famílias, no entanto, continuam a conviver com o vazio de não saber se um dia poderão identificar o corpo do parente morto no acidente, já que ainda restam vítimas que não foram resgatadas nem identificadas.

"Algumas famílias ficaram decepcionadas, pois queriam, mas não tiveram seus parentes identificados", contou Soulas.

Brasileiros

Segundo o presidente da associação, até esta terça-feira todas as famílias que tiveram parentes identificados serão informadas sobre a descoberta. Para os estrangeiros, a informação será dada pelos consulados dos países de origem das vítimas.

Procurado pela BBC Brasil, o responsável pelo telefone de plantão do consulado brasileiro em Paris não soube informar se existem brasileiros entre as vítimas identificadas nem se as famílias já começaram a ser contactadas.

Os corpos das vítimas devem ser repatriados nas próximas semanas.

O acidente com o voo AF447, da Air France matou as 228 pessoas que estavam a bordo da aeronave. Nos dias que se seguiram à queda da aeronave, 50 corpos foram resgatados pelas marinhas brasileira e francesa, e já tinham sido identificados.

Ainda não se sabe o que levou à queda do Airbus A330. Autoridades francesas responsáveis pelas investigações publicarão um relatório final sobre as causas do acidente em junho de 2012. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
topvoo rio parisaf 447franca

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.