França anuncia início de saída de tropas do Afeganistão

A França anunciou nesta quinta-feira que irá gradualmente retirar parte de seus 4 mil soldados que estão no Afeganistão e que o país continua comprometido a transferir toda sua responsabilidade de segurança Às autoridades afegãs até 2014. As autoridades francesas disseram que retirariam um quarto das tropas no ano que vem.

AE, Agência Estado

23 de junho de 2011 | 12h07

"Levando-se em consideração o progresso obtido, a França dará início à retirada gradual das tropas de reforço despachadas para o Afeganistão, dentro de um cronograma semelhante e proporcional ao dos Estados Unidos", disse um nota do escritório do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Em seu discurso ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que ordenou a retirada de 33 mil soldados do Afeganistão até setembro de 2012.

O anúncio da presidência francesa ocorre um ano antes das eleições presidenciais na França, onde a guerra no Afeganistão é impopular. Desde 2001, 62 soldados franceses morreram no conflito. A França não informou, entretanto, quantos soldados serão mantidos no Afeganistão após 2014. Mas as autoridades dizem que o país não pretende ultrapassar o papel de apoio às autoridades afegãs após essa data. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
AfeganistãoFrançasoldados

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.