França diz ter atacado posto de comando militar perto de Trípoli

Segundo Estado-Maior francês, centroestá situado a dez quilômetros ao sul da capital líbia

Efe,

28 de março de 2011 | 15h17

A Força Aérea Francesa atacou um importante posto de comando das forças armadas da Líbia perto de Trípoli, informou nesta segunda-feira, 28, o porta-voz do Estado-Maior francês, coronel Thierry Burkhard. O centro de comando está situado a dez quilômetros ao sul da capital líbia, e o ataque aconteceu ontem à noite.

Veja também: 
especialTwitter: 
Acompanhe os relatos de Lourival Sant'anna

especialLinha do Tempo: 40 anos de ditadura na Líbia
blog Arquivo: Kadafi nas páginas do Estado
especialInfográfico:  A revolta que abalou o Oriente Médio

especialEspecial: Os quatro atos da crise na Líbia
especialCharge: O pensamento vivo de Kadafi

O bombardeio desse centro é a única operação ofensiva realizada pelos aviões franceses nas últimas 24 horas, nas quais houve diversas missões de reconhecimento destinadas a manter a zona de exclusão aérea sobre a Líbia.

O porta-voz adjunto do Ministério da Defesa, general Philippe Pontiès, declarou que as operações francesas aconteceram na região de Misrata, onde prosseguem os combates e "as forças de Kadafi seguem atacando a população".

Pontiès acrescentou ainda que a transferência do comando da operação à Otan se efetuará "de forma progressiva nas próximas 48 ou 72 horas", e que "serão iniciados os mecanismos necessários para que todos os países possam participar segundo suas intenções".

Neste sentido, o porta-voz do ministério destacou a importância da reunião prevista para a próxima terça-feira em Londres cujo objetivo é definir "uma direção política" à operação e para que cada país possa participar da forma como desejar.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.