França e EUA devem discutir sobre Síria nesta 5ªfeira

O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, deverá conversar nesta quinta-feira com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, para discutir uma resolução da ONU sobre a Síria. Fabius disse na terça-feira que a França enviará um esboço de resolução ao Conselho de Segurança da ONU em que pede uma inspeção internacional e a destruição das armas químicas da Síria.

AE, Agência Estado

12 Setembro 2013 | 10h06

Nesta quinta-feira, Kerry se encontrará com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Genebra.

Em um discurso em Paris na quinta-feira, Fabius disse que o esboço de resolução será discutido novamente no Conselho de Segurança da ONU depois do encontro de Kerry e Lavrov e após o anúncio de um relatório de inspetores da ONU sobre a suposta ofensiva com armas químicas na Síria em agosto. O relatório da ONU deverá ser publica na segunda-feira.

O ministro francês disse que a resolução deve incluir medidas que permitam a punição do regime sírio e que o convençam a não usar armas químicas.

Segundo Fabius, diplomatas franceses continuarão participando das negociações e manterão uma posição forte no Conselho de Segurança da ONU. "Todas as opções estão sobre a mesa", disse ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
françaeuasíria

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.