PUBLICIDADE

França e Grã-Bretanha fecham acordo para combater imigração ilegal

LONDRES - A Grã-Bretanha está enviando policiais a Calais, no norte da França, em uma ação conjunta com autoridades francesas no mais recente esforço dos países para conter o fluxo de imigrantes ilegais. A medida também procura deter a ação e grupos criminosos e traficantes humanos na região. A ministra de Administração Interna da Grã-Bretanha, Theresa May, e o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, reuniram-se nesta quinta-feira para anunciar uma parceria entre os dois países na criação de um centro de comando em Calais.

Atualização:
Imigrantes em Calais, na França, esperam para tentarcruzar o Eurotúnel Foto: Philippe Huguen / AFP

Os britânicos também se comprometeram em contribuir no financiamento de medidas de segurança no perímetro do Eurotúnel - que liga a Grã-Bretanha ao continente europeu - com a instalação de cercas de alta qualidade, câmeras de vigilância e iluminação.

Londres também vai enviar equipes de busca de mercadorias com cães farejadores e um investimento adicional de 10 milhões de euros na segurança da cidade sobre os 28 milhões de euros já investidos pela Grã-Bretanha no último ano. Mais de 3 mil imigrantes estão acampados em Calais à espera de atravessar o Canal da Mancha em busca de emprego. Muitos fugiram de conflitos em países como Sudão e Eritreia e saltam de caminhões e trens em movimento e muitas vezes cruzam o Eurotúnel a pé. Ainda nesta quinta-feira, Cazeneuve pediu uma maior cooperação de outros países europeus, como a Alemanha, no combate à imigração ilegal. Ele viaja à Alemanha para se reunir com o ministro do Interior daquele país e discutir o assunto. / Dow Jones Newswires

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.