França firma acordo com OTAN sobre retirada de tropas

O presidente da França, François Hollande, disse neste domingo que chegou a um acordo com seus aliados da OTAN sobre sua decisão de retirar as tropas francesas do Afeganistão, dizendo que os aliados haviam entendido sua posição.

Agência Estado

21 Maio 2012 | 00h08

"As tropas de combate serão retiradas do Afeganistão até o final do ano. Em 2013, somente permanecerão os responsáveis pelo treinamento das forças policiais e dos soldados afegãos. Isso vai ser feito como parte das operações da ISAF (força da Otan no Afeganistão), e com base nesses princípios conseguimos chegar a um acordo", disse Hollande.

"Nós temos assegurado que a posição da França foi totalmente respeitada e aplicada, e, ao mesmo tempo, eu afirmo que nossos aliados entenderam a razão dessa operação", disse o presidente francês. Ele acrescentou que mostrou aos aliados que há ações que continuarão, como parte da estrutura da ISAF.

Hollande, em sua primeira turnê estrangeira desde que foi empossado como novo presidente da França, na terça-feira, disse que mostrou-se "aberto" ao líder dos EUA, Barack Obama, em suas conversas. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
HOLLANDE AFEGANISTÃO

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.