França: Hollande lidera intenção de voto com 53%

O candidato do Partido Socialista (PS), François Hollande, parecia reforçar nesta quinta-feira sua tentativa de conquistar a presidência da França no próximo domingo, quando ocorrerá o segundo turno das eleições, após o eleitorado ter aprovado seu desempenho no debate com o presidente Nicolas Sarkozy, da União por um Movimento Popular (UMP), que tenta a reeleição. O debate ocorreu na noite de ontem e durou duas horas e meia. Hollande também obteve o apoio de François Bayrou, candidato centrista da União para a Democracia Francesa, que ficou em quinto lugar no primeiro turno com 9,1% dos votos. Bayrou liberou seus eleitores para votarem em quem quiserem, mas declarou que seu voto em 6 de maio será em Hollande.

AE, Agência Estado

03 Maio 2012 | 18h49

Um pesquisa de intenção de voto feita nesta quinta-feira pelo Instituto CSA indica que Hollande está com 53% das intenções de voto e Sarkozy está com 47%. Os dois candidatos fizeram campanha eleitoral no sul da França, atrás do eleitorado que votou em grande parte na extrema direita no primeiro turno.

"A campanha eleitoral agora está praticamente encerrada", disse Gaël Sliman, pesquisador no Instituto BVA. "Com a exceção de uma catástrofe não prevista nas próximas 48 horas, François Hollande deverá vencer as eleições presidenciais na França", afirmou o pesquisador político. O resultado do segundo turno definirá os rumos da França, segunda maior economia da zona do euro, pelos próximos cinco anos. A França também é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e possui poder político considerável.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.