Glyn Kirk/AFP
Glyn Kirk/AFP

França, Itália e Reino Unido registram menos de 40 mortes cada nesta segunda-feira

Países europeus ampliam reabertura econômica, incluindo bares, cinemas e volta às aulas

Redação, O Estado de S.Paulo

15 de junho de 2020 | 19h33

PARIS - Três dos países mais afetados pela pandemia de coronavírus, França, Itália e Reino Unido registraram menos de 40 mortes por coronavírus cada nesta segunda-feira, 15. 

Na França, a Direção Nacional de Saúde confirmou 29 óbitos em seu relatório mais recente, elevando o número total de vítimas para 29.436. Desses óbitos, 10.052 ocorreram em hospitais e 19.384 em asilos e casas de repouso assistido, para os quais os números atualizados estarão disponíveis apenas na terça-feira, 16.

Com exceção dos territórios ultramarinos da Guiana Francesa e de Mayotte, toda a França está agora em fase "verde", com fraca circulação do coronavírus. O presidente Emmanuel Macron permitiu a reabertura de restaurantes e bares em todo o território, incluindo a região de Paris. 

A Itália registrou o menor número de mortos por covid-19 desde o dia 2 de março: foram 26 óbitos nesta segunda-feira, elevando o total para  34.371.

Nas últimas 24 horas, segundo a agência de Defesa Civil, foram contabilizados 303 novos casos, o que mantém a média dos últimos dias. A maioria, 259, se refere a região da Lombardia, a mais afetada durante toda a pandemia.Na região do Lácio, onde está a capital da Itália, Roma, foi registrado o menor número: apenas três novas confirmações.

O país reiniciou nesta segunda-feira a terceira fase de reabertura de atividades sociais e econômicas, que inclui cinemas e teatros. 

No Reino Unido, o Ministério da Saúde registrou 38 novas mortes por covid-19, elevando o total de vítimas para 41.736. 

Os números foram divulgados no dia em que o governo britânico avançou mais no plano de relaxamento de medidas, com a reabertura de todos os estabelecimentos comerciais que vendem produtos não essenciais e volta às aulas de alguns alunos do ensino médio.

As medidas vigoram na Inglaterra, já que a Irlanda do Norte tem as atividades não essenciais retomadas desde a semana passada, enquanto Escócia e País de Gales ainda não fixaram data para a reabertura. /EFE

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.